Saiba quando ganha um vereador e o que ele faz

Saiba quanto ganha um vereador e o que ele faz

Quanto ganha um vereador? O que ele faz? Essas são perguntas bem comuns no cenário brasileiro. Poucos entendem o real trabalho de um vereador que, é peça chave para cada município.

Os vereadores  exercem a função legislativa, são eleitos de acordo com a lei eleitoral regional e permanecem em funções por 4 anos. A lei estabelece os motivos da incompatibilidade e conflito de interesses, exatamente como ocorre com deputados e senadores.

A função principal do vereador é ser um representante legítimo dos interesses sociais dos cidadãos residentes em determinado município, atuando na Câmara Legislativa. A fiscalização das ações da prefeitura, tal como atendimento às demandas sociais são características da profissão, entrando na esfera política. 

O cargo de vereador é muito importante: são os membros eleitos pelos cidadãos por ocasião das eleições regionais para integrar uma parcela que representa o Estado e suas ações. 

Uma vez instalados, os diretores apresentam contas e atos administrativos  Como parlamentares, eles podem fazer perguntas e interpelações ao Executivo sobre assuntos de importância regional. As funções dos vereadores podem ser desempenhadas individualmente ou em grupo, de acordo com a orientação política. Além disso, cabe aos vereadores  estabelecer a agenda e, portanto, as prioridades a serem executadas em prol da sociedade/município que estão atuando.

Quem pode ser vereador?

Nem todos podem se tornar vereadores; a lei define os requisitos de elegibilidade da mesma forma que os parlamentares. Antes de mais nada, para ser eleito, você deve ter completado 18 anos, então você deve ter uma conduta impecável e, portanto, comprovar a ausência de causas de inquestionabilidade, inelegibilidade e incompatibilidade com o cargo. Isso significa que o futuro vereador não deve ter sentenças penais pendentes e não deve estar em situação de conflito de interesses com o Estado. 

O Portal de Justiça define quem pode ser vereador da seguinte forma: “Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer em até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista. Cada câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.”

Quanto ganha um vereador?

A Constituição Federal não define valores fixos para vereadores, sendo que estes valores são proporcionais ao tamanho do município e de quanto ganham os deputados estaduais. 

Naturalmente, o salário de um vereador deve ser proporcional à sua demanda de trabalho. Neste caso, esta demanda é definida pela quantidade de habitantes, sendo que desta forma a variante de trabalho e sua carga depende exclusivamente dos aspectos sociais. 

Ainda assim, é possível definir quanto ganha um vereador como média, os valores entre R$ 5.600 e R$ 21.000. Os valores de gratificação podem compor 80% do salário quando assim for necessário, tal como indenizações por desvio de função e gasto pessoal em exercício da função. 

Um vereador necessita possuir Ensino Superior? 

A única necessidade para exercer o cargo de vereador, além dos requisitos exigidos por lei citados acima, é possuir legitimidade no seu poder através do voto do povo. Porém, ter o preparo para este cargo é muito importante. Alguns cursos de Ensino Superior trabalham diretamente as questões públicas, e são muito recomendáveis para quem busca um cargo político ou trabalhar em outro segmento com o mesmo objetivo. 

Bacharelado em Administração Pública

O curso de Administração Pública oferta conhecimentos que são de   importância para administrar uma função que visa o bem-estar e equilíbrio social. O curso possui duração de 4 anos, na modalidade de Bacharelado. 

Esta classe de programa de instrução compreende qualquer programa projetado para preparar os alunos para se tornarem gerentes no pessoal executivo da administração pública, e que se concentra no estudo sistemático da organização e gestão no nível de gestão. Esses programas incluem cursos sobre vários assuntos: funções, desenvolvimento e princípios da administração pública; gestão de políticas públicas; relações entre administração e órgãos legislativos; processo orçamentário e gestão financeira da administração pública; lei administrativa; gestão de serviço civil; deontologia; métodos de pesquisa.

Graduações alternativas

Um vereador é uma figura pública que defende os interesses públicos. Com o intuito de agregar valores sociais, outras graduações podem chamar a atenção para quem busca a vida pública. Alguns cursos, como listados abaixo podem ser de grande valia para o desempenho de um vereador:

    • Ciências Sociais

    • Arquitetura e Urbanismo

    • Economia

    • Gestão Financeira

Funções, missões e papel do vereador

Um vereador, em um sentido geral, é um servidor público cuja função principal é criar ou propor leis que atendam aos interesses gerais do público. Nas democracias modernas, os políticos são eleitos que conquistam o voto popular, que são os principais criadores de leis que se transformam em leis nacionais, regionais ou locais. 

Os antigos vereadores eram frequentemente oradores públicos cujo papel principal era persuadir o público de certas maneiras de pensar e viver, mas que muitas vezes não tinham autoridade oficial sobre as ações do público em resposta às suas ideias. Os estados totalitários modernos ou governados por monarquias poderosas e classes dominantes costumam ter políticos que também desempenham um papel simbólico e não têm autoridade legítima.

O papel de um vereador

As carreiras políticas envolvem uma quantidade considerável de redes sociais e negociações. Quer um político seja um líder político ou não, sua atividade diária envolve uma tentativa de consenso. Em seus próprios partidos políticos, ele ou ela deve concordar com seus colegas sobre questões sociais importantes e apaziguar poderosos interesses industriais e comerciais. 

As autoridades eleitas também devem tentar atender às demandas dos eleitores sobre como a sociedade deve governar a si mesma se desejam permanecer no poder e ser uma voz popular aos olhos do público.

As perspectivas de um vereador que promove a sociedade deve, portanto, focar em várias preocupações essenciais de qualquer civilização. Isso inclui economia e comércio, as visões religiosas e os valores morais dos eleitores que eles representam e a segurança de uma sociedade por meio de seus serviços de emergência, sociedade e solvência financeira.

O vereador tem sob sua responsabilidade uma série de demandas que variam de acordo com a sua localização de trabalho. Ainda assim, os temas e segmentos permanecem os mesmos.

Conseguiu entender quanto ganha um vereador e qual é o seu papel na sociedade?

Para ver mais conteúdos como esses, Conheça também:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.