Quanto ganha um administrador

Saiba quanto ganha um administrador e o que ele faz

Antes de saber quanto ganha um administrador, é necessário entender quem é o que é preciso para ser um administrador.

Quanto ganha um administrador

Sendo necessário ser bacharel em Administração por meio do curso Superior, um administrador exerce diversas funções dentro de uma empresa. Este profissional é de suma importância em qualquer meio corporativo, uma vez que a organização, disciplina, negócios, preparo e formação de equipe passam pela avaliação do Administrador.

O planejamento da empresa, seja própria ou contratado, é a principal tarefa deste profissional. Sendo assim, o interesse pela remuneração se torna alvo de muitos aspirantes a esta área, ficando em dúvida de quanto ganha um Administrador.

Mercado e principais funções

Toda empresa em seus meios corporativos necessita de planejamento estratégico, tal como a manutenção de equipe. Estes fatores dão margem para um vasto campo de trabalho nesta área, considerando os aspectos que levam para o sucesso e engajamento da empresa.

Por ter tal expansão e grandes áreas de atuação, a remuneração é de certa forma bastante variada. Isso se dá em conta da necessidade de um determinado meio corporativo, sendo que alguns Administradores são designados para tarefas específicas.

É possível observar alguns segmentos com maiores especificações na área da Administração e veremos a seguir, quanto ganha um administrador em média.

  • Transformação e gestão de custos
  • Relatórios externos
  • Estratégia financeira
  • Controle interno
  • Avaliação de investimento
  • Gestão e controle de equipe
  • Gerenciamento de projetos
  • Gestão de recursos
  • Gerenciamento de riscos
  • Auditoria interna
  • Logística
  • Marketing
  • Pesquisa de mercado
  • Comércio e negócio exterior

Perfil, habilidades e competências de um Administrador

Antes de ser atraído pela remuneração de tal profissional, é importante conhecer o perfil de quem tem aspirações para esta profissão. Podemos dizer, de forma geral, que o perfil de liderança se destaca entre todos os outros, embora todas as habilidades tenham sua função e destaque.

Segurança em tomada de decisões

A qualidade de um líder empresarial é avaliada em particular pela rapidez na tomada de decisões dentro da empresa e em geral.

O gestor de negócios tem poder de decisão e deve, em particular, agir com celeridade em caso de perigos que ameacem a atividade da sua empresa. Ele também deve ser responsável o suficiente para assumir as consequências de suas escolhas e dar um passo para trás de suas posições. Suas decisões devem ser consideradas e executadas bem, no momento certo.

Adaptabilidade

Outra qualidade de um líder Administrador: no nível gerencial, um bom líder empresarial deve ser capaz de se adaptar às circunstâncias.

O gerente de uma pequena empresa trata de tudo: da prospecção comercial ao acompanhamento contábil e de tesouraria, passando por questões jurídicas. Abrange todos os assuntos e todas as habilidades.

Não há necessidade de treinamento de gerente de negócios e de primar em cada disciplina! O fundamental é conhecer os aspectos gerais para poder neles mergulhar quando chegar a hora, conhecer os seus desafios e principalmente encontrar as pessoas certas para quem delegar.

Saber como recrutar e delegar

Qualidade-chave: O Administrador deve estar envolvido em todos os aspectos de seu negócio, mas isso não significa que ele deva fazer tudo sozinho. É fundamental que ele saiba recrutar e delegar as pessoas certas, distribuindo corretamente as tarefas entre seus funcionários, dando-lhes a quantidade certa de trabalho, recompensando-os, mas também devolvendo-os se necessário.

Quanto ganha um administrador

No Brasil, não há um piso salarial fixo para o profissional de Administração. Em base, as empresas selecionam e remuneram conforme suas necessidades.

A Federação Nacional dos Administradores (FENAD) atribui uma média salarial conforme localização geográfica. No caso do Brasil, por Unidade Federativa. Mas com informações retiradas do SINE – Site Nacional de Empregos, podemos estabelecer que, para um recém formado em Administração, a média salarial, conforme a empresa é a seguinte:

  • Grande Empresa: R$ 3.944,53
  • Média Empresa: R$ 3.034,26
  • Pequena Empresa: R$ 2.334,04

Separando na média atual em alguns estados brasileiros, podemos classificar quanto ganha um administrador de média salarial neste segmento (fonte: Guia de profissões e salários da Catho):

  • Bahia: R$ 3.372
  • Distrito Federal: R$ 5.605
  • Minas Gerais: R$ 3.440
  • Pernambuco: R$ 3.110
  • Rio de Janeiro: R$ 4.881
  • São Paulo: R$ 4.857

Não haver um piso salarial fixo para esta profissão é justamente pelo vasto campo que a área permite que os profissionais atuem. Assim, é possível identificar diferenças de salários, principalmente para aqueles que possuem mais experiência no seu papel de gestor/líder empresarial.

Como se tornar um administrador

Após se identificar com a profissão e ter em mente as funções do administrador, você deve optar por iniciar o curso superior de Administração. Caso esteja em dúvida, é recomendável um curso técnico primeiramente para haver mais afinidade com a profissão.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o modelo do curso superior de Administração é bacharelado e tem duração de 3000 horas, ou seja, 4 anos de estudos.

Apesar de haver uma concorrência muito grande por este curso, sempre há espaço nas universidades e nas empresas que o profissional irá atuar futuramente. Atualmente, o mercado se mantém estável em relação à contratação (oferta e demanda) de profissionais da área.

É possível identificar que a profissão de administrador sempre será requisitada em algum segmento, pois o papel de líder e gestor se fazem necessários em qualquer meio onde há uma equipe em prol de um resultado em comum.

Existem muitas habilidades úteis que os alunos de administração podem aprender, como habilidades de comunicação. Um aluno deve ser um bom comunicador para ter sucesso no mundo dos negócios, e essa habilidade pode ser útil na vida pessoal do aluno. Outras habilidades, como gerenciamento de tempo e organização, podem ser importantes benefícios que ajudam as pessoas a subir na hierarquia em qualquer área.

O custo de um curso de administração varia dependendo de vários fatores, como país e tipo de acesso. Verifique com as escolas de seu interesse quanto custa para fazer um determinado curso.

Um curso de administração pode gerar muitas oportunidades de carreira. Para alunos interessados ​​em um ambiente de escritório, empregos como secretárias médicas e executivos de negócios podem estar disponíveis. Os interessados ​​no varejo podem encontrar empregos como representantes de atendimento ao cliente, enquanto os alunos que preferem um emprego prático podem encontrar uma carreira como gerente ou assistente pessoal.

Como um curso de Administração é atraente para pessoas em todo o mundo, muitas universidades oferecem acesso direto e à distância a esse tipo de programa.

Quer ver outros conteúdos como esse? 

Conheça também:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.